sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Rio poderá integrar versão 'global' do 'Banco Imobiliário'

Cidade está em competição que escolherá cidades que estarão no tabuleiro do jogo.

A empresa que detém os direitos mundiais sobre o jogo de tabuleiro Banco Imobiliário (chamado Monopoly, ou "Monopólio", em inglês), iniciaram nesta terça-feira uma competição para eleger as cidades que participarão da primeira versão global do jogo.

Na nova versão, as cidades ocuparão os lugares dos bairros famosos do mercado imobiliário onde os jogadores apostam seu "dinheiro" em empreendimentos imobiliários.

A empresa Parker Brothers fez uma pré-seleção de 68 cidades a partir de uma pesquisa realizada com dois mil escritores especializados em textos sobre viagens internacionais.

A votação é feita no site do jogo na internet, e os eleitores poderão selecionar até dez cidades para entrar no tabuleiro do Monopoly Here and Now: The World Edition ("Monopólio Aqui e Agora: A Edição Mundial", em tradução livre).

No Brasil, apenas o Rio de Janeiro participa da competição. No primeiro dia de votação, Londres liderava o ranking das cidades preferidas, Nova York ocupava o segundo e Paris o terceiro lugar. O Rio estava na 17ª posição.

As 20 cidades mais votadas serão selecionadas para integrar a versão global do jogo. Os dois espaços restantes serão selecionados por meio de um sorteio aleatório, o que significa que qualquer cidade do mundo poderá ocupar um espaço no tabuleiro da nova versão do Banco Imobiliário.

O resultado da nova votação para a versão global do jogo será divulgado em agosto. Segundo os produtores, a nova configuração, com as cidades escolhidas, estará disponível para compra a partir de outubro.

O jogo

"O Banco Imobiliário é o jogo mais popular do mundo e transcende as barreiras culturais", afirmou a gerente global da marca, Helen Martin.

Criado em 1935, o Banco Imobiliário é vendido em 103 países e tem versões em 37 línguas. Mais de 250 milhões de cópias do jogo já foram vendidas em todo o mundo.

No Brasil, o jogo é produzido pela empresa Estrela.

Recentemente, a Parker Brothers convidou fãs do brinquedo para ajudar a atualizar cidades presentes no tabuleiro do Banco Imobiliário em vários países.

Na votação na França, por exemplo, Paris ficou de fora da seleção. Na Austrália, mais de 17 milhões de pessoas participaram da votação para selecionar as localidades que fariam parte da nova versão do jogo.

O jogo também já ganhou muitas outras versões temáticas em vários países, homenageando, por exemplo, times de futebol e as séries de cinema Guerra nas Estrelas e Jornada nas Estrelas.

Nenhum comentário: